www.pbg.rg3.net   
   Página Inicial | Voltar | Atualizar | Contato | Adicione aos Favoritos

A Arte da Enrolação 2.0
Exclusivo PBG


Introdução
  Sem comunicação não haveria mundo e suas complexas ramificações. Pensando nisso, o PBG traz para você um texto de "auto -ajuda"(ou seria auto-piora?) sobre como enrolar em textos e em linguagem falada.

  Eu, Bernardo Guerra, notei que eu tinha a habilidade da Enrolation, e como vi que ela trazia lucros para minha pessoa, tratei de aperfeiçoá-la. O exemplo maior disso foi quando eu tirei total em uma prova que tinha como leitura obrigatória um livro de uma autor famoso, mas eu nem tinha lido este livro e acabei com nota superior aos que tinham lido.
Agora você pergunta: "como?", te direi a resposta, através da arte da enrolação, desenvolvida por mim após minusciosas observações práticas e teóricas.

O Método
1. Numa produção de texto de assunto específico, estenda-se na introdução ao máximo sem entrar propriamente no tema proprosto pelo texto.

2. Explore ao máximo o seu vocabulário, troque palavras manjadas por mais complexas. Ex.: "eles são vindos de" por "eles são ORIUNDOS de" e por aí vai, dependendo do professor, use frases de difícil compreensão, aquelas que tem que ser lidas 2 ou mais vezes para captar-se a idéia, e se caso o seu professor não considere o seu raciocínio mostre-o que esta frase pode ser interpretada de outro modo. lembre-se "se não pode convençer, confuda!"

3. Dê por entender que vc sabe do assunto, fale ou escreva como se tivesse certeza absoluta, ma nunca de forma arrogante. Se vc não domina o assunto totalmente, extenda-se pelo menos na parte de seu domínio. Tenha em mente que vc ou eu não sabemos tudo, mas podemos enrolar para os outros pensarem que sabemos (esta é uma típica frase enrolaiana de Bernardo Guerra)

4. Use elementos externos que certamento o corretor não terá como recorrer. Ex.: este fato foi citado na Revista Veja há algum tempo, não me recordo bem a data, mas estava lá em letras garrafais.... Use estes elemento mesmo que não seja verdade. - ele não poderá discordar, ao contrário, concordará para que ele não pareca um ignorante. Citações dão credibilidade ao seu texto!

5. Caso tenha que falar algo de repente, fale palavras que não tenham nesessariamnte apenas um sentido, e também use frases sem sentido completo ( e não incompletas), que demandam um pouco mais de tempo de resposta da pessoa que te dirigiu a palavra. O uso de antíteses (palavras com sentido contrários) também é útil.

Dicas Extras

PARA PROVAS DE LIVROS: Não leia livros para fazer provas, pegue sempre o bom e velho resumo (aqui no PBG tem muitos); lá irá conter a ótica que o seu professor quer que vc entenda do livro, lendo o livro há o risco de ter-se uma interpretação fora do imaginado pela prova.
PARA CASOS EXTREMOS: Procure saber os podres do seu professor, pergunte para alunos de anos anteriores, descubra se é homosexual, fez atos imprópios para menores com alunoos(as), mas não espalhe, chantagei-o, no final do ano isto poderá ser útil no final do ano...

Conclusão:
Espero que cm estas dicas vc seja bem sucedido, todas as dicas foram criadas, testadas e aprovadas por Bernardo Guerra, exclusivo para o PBG.


© 2001 * 2002 - PBG - Portal Bernardo Guerra - www.pbg.rg3.net - Todos os direitos reservados